quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

13 de Jan. Mandacaru, o parceiro de Xique-Xique no Tropel Nordestino


Elegemos o Mandacaru e o Xique-Xique para a grande jornada com os cavalos nordestinos de Juazeiro ao estado do Espírito Santo com o nosso amigo Cláudio Crespo, sem ferraduras, e agora começa o trabalho de tratamento e treinamento dos cavalos, continue a nos acompanhar nesta jornada de desafios o que é normal para nós nordestinos!



Dia 13 de Janeiro, primeiro contato com o Mandacaru, cavalo nordestino do Vale do Salitre, que pertence ao nosso diretor Carlos Roberto, fazenda Santa Terezinha, cavalo de 13 anos com 1,37 m de cernelha, muito rústico, é cavalo de vaqueiro (Sr. Antônio de Ângelo) de cascos rígidos, muito dócil e de andar macio.


Mandacaru acaba de sair de escapar da maior seca dos últimos 50 anos quando tiramos esta foto não havia ainda recebido nenhum tipo de tratamento e estava com o pelo brilhoso.


Neste dia foi aplicado um vermífugo em pasta e 5 ml intramuscular de vitamina ADE somente. 


Cascos dianteiros


Cascos traseiros


A roça aonde ele estava não tinha nada no chão, mesmo assim ele acha, era uma roça de algarobas e era colocado duas vezes no dia um feixe de capim de corte, nada de sal mineral e nem ração. 


Entrando para "pastar"


Ranilha longa, casco bem pinçado de talões altos e muito rústico

Nenhum comentário:

Postar um comentário