quinta-feira, 19 de maio de 2011

RAIVA DOS HERBÍVOROS

Garrota pedalando ao chão, sintoma clássico da Raiva dos Herbívoros.


O cérebro completo mais o cerebelo e um pedaço do tronco encefálico já retirado e iniciando o trabalho de separação das partes para envio ao laboratório central (LACEM) em Salvador aonde foram realizados os exames para diagnóstico da Raiva dos Herbívoros e para BSE (Vaca Louca). Nesta foto à esquerda está o veterinário José Arnaldo e eu Luis Cleber em mais uma atividade de campo na parte de defesa sanitária animal em nossa ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) em benefício da sanidade do nosso rebanho e da saúde pública.


Este é o conjunto completo, daonde retiraremos uma parte que será acondicionada em formol e outra parte em gelo para envio ao laboratório.

Está era a cabra com mais de doze horas de morta e que também retiramos o cerebro para envio ao laboratório.


Depois que eu abro, o veterinário José Arnaldo retira com cuidado o material, nesta hora é preciso muita calma e concentração para não colocar o trabalho todo a perder. Infelizmente todos os dois animais deram positivos para a Raiva, todos os criadores foram notificados, encaminhado ofício à diretoria regional de saúde do estado em Juazeiro (DIRES) que os encaminhou para o procedimento padrão de aplicação de soro e de vacina anti-rábica. Tudo isso poderia ser evitado se os criadores aplicassem corretamente o procedimento da vacina contra a raiva, uma vacina barata e de fácil aplicação.











Nenhum comentário:

Postar um comentário