quinta-feira, 15 de abril de 2010

Opções de Parceria com o Núcleo de Preservação e Seleção do Cavalo Nordestino em Juazeiro-BA

NÚCLEO JUAZEIRENSE DE PRESERVAÇÃO E SELEÇÃO DO CAVALO NORDESTINO
Estas são as duas opções criativas para difundirmos o nosso trabalho e tentarmos disseminar a seleção e consequente preservação do Cavalo Nordestino. Faz parte do nosso projeto e está contido em nosso protocolo de intenções. Quando obtivermos mias forças vamos partir para o renascimento da antiga associação brasileira dos criadores de cavalo nordestino, mas enquanto isso deixemos as burocracias de lado as quais já nos informamos e sabemos o caminho e vamos selecionar e mostrar o valor dos nossos cavalos tão esquecidos e desprezados, mas valentes e corajosos, vamos ser como eles e lutar sempre!

TRABALHOS DE SELECIONAMENTO

1ª ALTERNATIVA

Tendo o criador interessado animais em sua propriedade que poderão se enquadrar nos padrões da raça para formação de um ou mais lotes para selecionamento, será agendada uma visita com a comissão técnica à propriedade para avaliação dos mesmos e da propriedade.
Os animais aceitos que se enquadrem no padrão racial do cavalo nordestino serão marcados a ferro, padronizado em forma de uma cabeça de carranca em perfil, na paleta direita, e se o animal não possuir o ferro (marca) do criador, será ferrado na coxa direita com a sua numeração de registro.
Todos os animais aceitos serão ferrados, fotografados e resenhados para comporem o banco de dados. Todas as crias passaram por estes procedimentos sempre que estiverem com idade entre 1,5 a 2,5 anos de nascidas.
Todo criador só poderá criar lotes com somente um reprodutor e sempre que trocar o mesmo deverá comunicar a comissão técnica administrativa para avaliação do reprodutor substituto.
O criador deverá comunicar a comissão técnica as vendas, mortes e substituições de seus animais.
Os animais escolhidos pela comissão técnica para formação dos lotes e seleção, não poderão, de forma alguma, serem criados junto a outros eqüinos que não sejam da mesma raça. Os não aceitos, se for macho será castrado ou retirado definitivamente do lote e quando fêmea será retirada definitivamente do lote.
Cada criador terá que registrar um sufixo para os nomes de seus animais, que só poderá ser trocado mediante comunicação prévia ao núcleo a que pertença.
Não poderão existir dois sufixos iguais no mesmo estado da federação.
O sufixo oficial do núcleo juazeirense de preservação e seleção do cavalo nordestino será: Velho Chico, e não poderá ser usado por outro criador ou núcleo dentro do território nacional.
O criador se comprometerá a seguir as orientações técnicas e colaborar com as ações solicitadas pela comissão técnica administrativa, necessárias para o bom êxito da seleção e melhoramento da raça.
Todas as despesas operacionais oriundas das visitas da comissão técnica administrativa como: transporte, alimentação, pessoal para auxílio na contenção dos animais e hospedagem se necessário, serão de responsabilidade do criador interessado, assim como a confecção dos registros quando solicitados.
A comissão técnica administrativa não obterá nenhum lucro oriundo dos trabalhos, uma vez que o núcleo de preservação e seleção do cavalo nordestino em Juazeiro da Bahia é uma entidade sem fins lucrativos.


2ª ALTERNATIVA
O criador interessado na seleção do cavalo nordestino que possuir uma propriedade adequada receberá um lote de animais proporcional à capacidade de suporte da mesma ou um número menor a esta. Receberá um reprodutor e éguas em número a combinar após assinatura do termo de parceria se responsabilizando pelo bem estar dos animais e se comprometendo em colaborar com a comissão técnica administrativa para o bom andamento dos trabalhos. Após seis meses, no mínimo, ou outro prazo após combinação com a comissão técnica, da primeira parição, o criador ficará com a metade das crias, tendo o núcleo de preservação e seleção do cavalo nordestino a prioridade sobre as fêmeas em caso de número impar de crias. O criador devolverá ao núcleo o reprodutor e as éguas, prenhes ou não, para que seja feito o mesmo procedimento a outros criadores interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário