quinta-feira, 11 de março de 2010

O Núcleo do Cavalo Nordestino em Juazeiro


Acordeom em 2008

Acordoem em 2008


Reprodutor Acordeom. Aquisição 03/12/07
Com Idade de 2 Anos


Cavalo do Piauí, Região de Campo Maior
(Foto Cedida Pelo Amigo Marcos Conde da
Associação Brasileira dos Criadores de Gado
Pé Duro (ABPD) situada em Terezina)

Cavalo do Piauí (Região de Campo Maior)

O núcleo Juazeirense de preservação e seleção do cavalo nordestino nasceu inicialmente de um sonho antigo de Luis Cleber e Carlos Augusto, dois abnegados defensores desta raça e apaixonados por tudo que diz respeito ao universo do cavalo e que trouxe para o grupo os amigos Gênison e Ronilson e que posteriormente foram fortalecidos pelo zootecnista e professor universitário Jânio Benevides que desenvolve seu doutorado tendo como tese a descrição fenotípica do cavalo nordestino e que muito contribuiu com o seu conhecimento zootécnico no direcionamento das corretas características da raça. O núcleo busca selecionar preservando as ricas características que fizeram desta raça uma das raças mais rústicas do mundo procurando produzir animais de maior alçada e melhores conformados, uma vez que será disponibilizado razoáveis condições de manejo sanitário e reprodutivo. O núcleo busca parceiros amantes do cavalo nordestino e que de uma maneira organizada queira participar dos trabalhos. O núcleo é uma entidade sem fins lucrativos e regido por um protocolo de intenções disponível para quem se interessar .
Mostraremos outras fotos e vídeos mais atualizadas do nosso reprodutor, matrrizes e outros animais do núcleo. Reparem na transformação de acordeom, vindo das caatingas magro e que em 20 dias, com pouco trato já começou a dar resultados.

4 comentários:

  1. Grandes Cleber, Macacheira e o restante da rapazeada do núcleo, parabéns mais uma vez pela iniciativa e pela força de vontade em conservar esse tão importante patrimônio genético do nordeste....

    Estamos aí pro que der e vier...

    Grande abraço..

    Salvador Júnior

    ResponderExcluir
  2. Aos batalhadores e amantes do cavalo nordestino o muito obrigado pela atenção e dedicação, não somente a esse animal maravilhoso, mas também aos que os procuram.

    Parabéns pelos esforços e pelas conquistas, contem sempre comigo no que eu possa vir a contribuir.

    Leo Mattos

    ResponderExcluir
  3. Amigo Leonardo sei que caminhamos JUNTOS e juntos venceremos esta batalha pela valorização do Cavalo Nordestino, muito obrigado a você e todos que nos ajudam. Um abraço e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Euzeli Santos Jr. A razão do meu contato é a respeito de uma reportagem que li sobre a raça equina nordestina, também conhecida como Cavalo Crioulo Nordestino.
    Estamos nos mobilizando para tentar contribuir com açoes que possam ajudar na preservação da raça no estado da Paraiba, inicialmente na cidade de Patos PB.
    Gostariamos se ainda há machos registrados dessa raça? Se voce poderia nos indicar contatos que nos possa ajudar com essa busca. Muito obrigado!

    ResponderExcluir